O prefeito de Mauriti Isaac Júnior, ao lado da Secretária Municipal da Saúde, Evânia Furtado, estiveram nas dependências do hospital municipal e maternidade São Jiosé, na manhã desta terça-feira, 06, aonde receberam o deputado estadual Guilherme Landim, com a doação de dois capacetes ELMO para tratamento da COVID19, feitos pela ONG São Rafael.

Júnior agradeceu o empenho do deputado Guilherme, dizendo: "Mais do que nunca, o que importa nesse momento é dar-mos as mãos todos juntos, sem ideologia ou partido, focados em prol da recuperação e vida de todos os munícipes, diante dessa grave pandemia". O deputado respondeu ao Prefeito de Mauriti, se disponibilizando ao Município no que precisar.

Em abril de 2020, uma reunião na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) tinha como ponto de partida a produção própria de um respirador mecânico. A capacidade local não foi questionada, mas o tempo era um entrave. A produção de ventiladores mecânicos teria de sair do papel o mais rápido possível. “Foi aí que disse que era inviável. E sugeri um ‘helmet’ que era adotado em outros países”, relembra Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), acerca do momento em que sugeriu o desenvolvimento do capacete Elmo.

O dispositivo foi inspirado na experiência de médicos italianos que usaram máscaras de mergulho no tratamento de pacientes com Covid-19 e no uso de ‘helmet’, capacetes hiperbáricos, utilizados em doenças de descompressão na Europa e nos Estados Unidos.

Assim foi consolidada a força-tarefa que reuniu Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Funcap, com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec. A união de especialistas da iniciativa público-privada transformou a idealização de um equipamento em um produto de menor custo que os respiradores e que pudesse ser produzido em larga escala no estado cearense.

Deixe seu Comentário